UNIDADE 1 - PROJETOS

Unidade 1

Projetos



 Alguns subsídios para a nossa reflexão:

Apostila:

http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/storage/modulos/384/43394/elaboracao_de_projetos_-_guia_do_cursista/Elaboracao_de_Projetos_cursista03/cursista03.html


Ambiente e-Proinfo



Resgate Histórico



Resgate Histórico
Educadores
Síntese das ideais
Pestalozi
João Pestalozzi, nasceu em Zuripe, Suíça em 1746 e faleceu e 1827. Foi um grande defensor da educação pública. Quando era estudante ao ler Emilio de Rousseau teve o sentimento de que a educação podia elevar os homens, desenvolvendo uma educação com afeto. Para Pestalozzi, os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança. Defendeu a importância de desenvolver uma educação voltada para os interesses e necessidades das crianças, valorizando a experimentação prática.
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Froebel
O alemão Friedrich Froebel (1782 a 1852), viveu na Prússia. Suas ideias reformularam a educação, ele foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas – ideia hoje consagrada pela psicologia, ciência da qual foi precursor. A essência de sua pedagogia são as idéias de atividade e liberdade. Defendeu a importância de desenvolver uma educação voltada para os interesses e necessidades das crianças, valorizando a experimentação prática.
Decrolly
O educador belga Ovide Decroly nasceu em 1871 e morreu em 1932. Sua obra educacional destaca-se pelo valor que colocou nas condições do desenvolvimento infantil Entendia que as crianças deveriam ter contato com o conhecimento de maneira global, ao contrário dos conteúdos fracionados dos currículos escolares.
Apontou a necessidade de trabalhar com os métodos ativos. Decroly criou os “centros de interesses”, nos quais os alunos escolhiam o que desejavam aprender, construído o próprio currículo a partir de suas curiosidades e interesses.
Maria Montessori nasceu na Itália, em 1870, e morreu em 1952. Educadora e também formada em medicina, iniciou um trabalho com crianças com deficiências, vindo posteriormente a experimentar em crianças de evolução regular, os mesmos procedimentos e materiais. Apontou a necessidade da atividade livre e da estimulação sensório-motora. O Material Dourado é um dos muitos materiais idealizados pela Montessori para o trabalho com matemática. Apontou a necessidade de trabalhar com os métodos ativos. 
Dewey

 e

Kilpatrick




John Dewey (1859-1952), nasceu nos Estados Unidos, tornou-se um dos maiores pedagogos americanos, contribuindo intensamente para a divulgação dos princípios do que se chamou de Escola Nova. Não aceitava a educação pela instrução e propunha a educação pela ação; criticava a educação tradicional e a ênfase dada à memorização. Defendia uma educação com a finalidade de propiciar à criança condições para que resolvesse, por si própria, os seus problemas, tendo o conceito de experiência como fator central de seus pressupostos.
William Kilpatrick, discípulo de Dewey, nasceu nos EUA em 1871 e é considerado um dos mais destacados pedagogos contemporâneos. Para ele, as atividades escolares deveriam ser desenvolvidas em forma de projetos, a fim de que a escola se tornasse um espaço de vida e de experiência; uma escola onde os alunos fossem ativos.
A década de 20, Dewey Kilpatrick enfatizaram a importância da escola ser um espaço vivo e aberto para a realidade, defendendo que as crianças adquiram experiência e conhecimento pela resolução de problemas práticos, em situações sociais. Dewey criou a escola ativa, fundamentada na motivação e no interesse espontâneo dos alunos para a descoberta, por meio da experiência pessoal e das informações que serão assimiladas. Um dos princípios da teoria de Dewey que nos dias atuais vem sendo bastante destacada nas propostas pedagógicas é o aprender-fazendo experiências que o aluno ativamente pode se envolver com a própria aprendizagem. Dewey foi o grande sistematizador da Pedagogia de Projetos
Freinet
Celestin Freinet nasceu na França em 1896 e viveu na sua terra natal até a sua morte, em 1966. Foi crítico da escola tradicional e criou uma pedagogia do trabalho, dando ênfase aos estudos de campo e a produção do jornal feito em sala de aula. Para ele, a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce.
A década de 30, Célestin Freinet, propôs uma pedagogia de busca e de experiências, favorecendo a criança um papel ativo voltado para o trabalho e atividade em grupo, vivenciando situações de cooperação e a pesquisa do meio, bem como o envolvimento do aluno em atividades/projetos criativos.
Freire
O educador brasileiro Freire, mundialmente conhecido, na década de 60, foi responsável por introduzir o debate político e a realidade sociocultural no processo escolar com a educação libertadora e os denominados temas geradores . Para Freire o ato de conhecer tem como pressuposto fundamental a cultura do educando, não para cristalizá-la, mas como ponto de partida para que ele avance na leitura do mundo, compreendendo-se como sujeito da história. Enfatiza o diálogo entre o conhecimento que o aluno traz, enquanto sujeito histórico, e a construção de um saber. Os fundamentos da pedagogia de Freire humanista e emancipatória orientam o professor para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que privilegiem a indagação, a curiosidade, a busca do rigor científico e a reflexão crítica do aluno.“...ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” ( FREIRE , 1996, p. 52).
Paulo Freire nasceu em Recife em 1921 e faleceu em 1997. É considerado um dos grandes pedagogos da atualidade e respeitado mundialmente. Freire, autor da pedagogia do oprimido. Criticou a educação bancária onde o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo. Enfatizou a importância de despertar a curiosidade do aluno, a reflexão, a indagação e autonomia para aprender.

Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896 1896 e faleceu em 1980. Aos 10 anos publicou seu primeiro artigo científico. Em 1924, publicou o primeiro de mais de 50 livros, ‘A Linguagem e o Pensamento na Criança’.
A partir dos anos 80 e 90, o conceito de Projeto se evidencia no cenário educacional com uma nova dimensão, sendo em parte reflexo dos estudos da teoria construtivista de Piaget, a qual explica o processo de aprendizagem e a aquisição dos conhecimentos.
Para Piaget o conhecimento é construído pelo sujeito, no contexto das interações com outras pessoas e/ou objetos. A construção se dá por meio de dois processos fundamentais de inteligência: a assimilação e a acomodação , que são componentes de todo equilíbrio cognitivo.

Hernández
Fernando Hernández, nascido na Espanha em 1957, é doutor em Psicologia e professor na Universidade de Barcelona. Tem 52 anos e a mais de 20 anos se dedica a lutar pela inserção dos projetos de trabalho na escola. Para o autor, o entendimento de Projetos como forma de aprender a pensar criticamente, leva a dar significado à informação, analisá-la, planejar ações e resolver problemas. O projeto considerado como um ato problematizador pode contribuir para o desenvolvimento do raciocino do aluno, na formulação de suas hipóteses, pondo à prova suas próprias conclusões.Nos ano 90 Fernando Hernández propõe, na Espanha, um currículo integrado e o desenvolvimento de projetos de trabalho repercutindo no Brasil nas novas propostas de orientação curriculares. Hernandez alerta que para trabalhar com projeto não basta o aluno gostar de um determinado tema, é preciso que o tema seja instigador para o aluno e desperte sua curiosidade por novos conhecimentos. O trabalho por projeto passa a ser adotado em várias escolas, porém com um novo significado, pois Hernández (1998) aponta que o projeto não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a função da escola, o ensino e a aprendizagem. Essa compreensão é fundamental porque aqueles que buscam apenas conhecer os procedimentos e os métodos para desenvolver projetos acabam se frustrando, pois não existe um modelo ideal, pronto e acabado que dê conta da complexidade que envolve a realidade de sala de aula e do contexto escolar.
 

Vygotsky
 Lev Semenovitch Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual. Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. 
O conceito da zona proximal de desenvolvimento ( ZPD ) da teoria de Vygotsky pode orientar a mediação do professor no processo de aprendizagem do aluno, considerando inclusive a sua historicidade. O contexto da escola, por ser essencialmente social, indica que a mediação é desempenhada tanto pelo professor, que tem a intencionalidade pedagógica, como por outros profissionais da escola, pela própria instituição, pelos colegas. Assim, todos podem aprender e ensinar uns com os outros. A mediação do professor é importante também para que os conteúdos envolvidos no projeto sejam compreendidos e sistematizados para que o aluno possa formalizar os conhecimentos colocados em ação. Desse modo, por meio da mediação, o professor pode compreender os conhecimentos que os alunos trazem do cotidiano, ajudá-los a inter-relacionar com outros conhecimentos mobilizados no projeto e chegar à construção de conhecimentos científicos, que se constitui finalidade da escola na perspectiva da formação integral do aluno. A mediação traduz na prática pedagógica do professor, a intencionalidade e o comprometimento com a qualidade de aprendizagem do aluno, favorecendo-lhe que além da experimentação, da descoberta, a sua ação seja refletida, compreendida formalizada para que atinja outros níveis de desenvolvimento e de estruturas cognitivas majorantes.

Imagens da Internet



ATIVIDADES:


Atividade 1.1: Meu projeto pessoal/profissional 
Ativ. 1.1 - É comum que as pessoas ao longo da vida tenham sonhos e ideais. São eles que nos mobilizam a superar dificuldades, a estabelecer metas, a construir um projeto visando a concretização de um ideal. Nesta atividade, você é convidado para fazer uma introspecção identificando algum aspecto do seu projeto pessoal/profissional que gostaria de relatar e compartilhar com os colegas da turma.

Orientações:
1. Escrever o relato no Editor de textos do BrOffice, com cerca de250 a 300 palavras;
2. Salvar o documento na pasta “Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-1_1seunome. Por exemplo: para esta atividade realizada pela Maria Silva, o nome do arquivo será: ativ_1_1MariaSilva
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Projeto pessoal/profissional”.
 4. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer seus projetos.
5. Entrar no Fórum “Meu projeto pessoal/profissional” para deixar um comentário sobre os relatos dos colegas.



Atividade 1.2  Diálogos teórico

Ativ. 1.2  Após essa viagem no tempo conhecendo alguns dos teóricos que marcaram uma trajetória de ideais educacionais vamos compartilhar as reflexões sobre tais pressupostos com os colegas da turma.

Orientações:
    1. Escolher um dos teóricos apresentados na tela da linha do tempo e faça uma leitura mais detalhada do texto indicado ou em outro que tenha acesso e seja de sua preferência;
    2. Destacar um aspecto que considera importante para o trabalho por projeto;
    3. Compartilhar com os colegas no Fórum “Diálogo teórico”;
  4. Ler as contribuições dos colegas, observando e analisando dentre os aspectos destacados, as idéias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto.



Atividade 1.3 - Currículo e suas características.
Postagem:
Fórum “Projeto e suas características” 
Ativ. 1.3- Reflitam sobre as questões abaixo e debata com os colegas argumentando suas idéias considerando as leituras feitas e suas experiências; Todo projeto é interdisciplinar? É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?

 Orientações:

1.      Refletir sobre a questão: Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?
2.      Escrever suas considerações e compartilhe com os colegas noFórum “Currículo e suas características”;
3.      Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.


Atividade 1.4 - Banco de Projetos
Postagem:
Biblioteca Material do Aluno:
Tema
 “Banco de Projetos”. 
Ativ. 1.4 – Vamos trabalhar com as boas práticas com projetos usando as tecnologias? A idéia nessa atividade é a de construir coletivamente um banco de projetos, por meio de relato de experiências sobre o desenvolvimento de projetos nas quais vocês tenham participado ou sabem que foram realizadas no contexto da escola ou mais especificamente no trabalho de sala de aula. Para identificar as boas práticas com projetos, perguntem aos seus colegas, aos alunos e funcionários da escola quais eles indicam como boas práticas. Se for possível, envolvam a comunidade para que seus membros ajudem a reconhecê-las. Afinal, esse levantamento poderá ajudá-los a propor novos projetos que sejam motivadores para a comunidade escola.

Orientações:
1. Elaborar um documento no editor de texto, conforme roteiro, com o relato de uma experiência desenvolvida ou conhecida.
2. Salvar o documento na pasta “Meus documentos” atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ_1_4seu nome. Por exemplo: para esta atividade realizada pela Maria Silva, o nome do arquivo será: ativ_1_4MariaSilva
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Banco de Projetos”.
 4. Acessar as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer seus projetos.
(Não precisa postar o projeto, apenas siga o roteiro abaixo para fazer seu relato.)
Roteiro
1. Nome do cursista:
2. Identificação do local: nome da escola, série, número de alunos, número de professores, áreas de conhecimentos, outros participantes envolvidos.
3. Título do projeto
4. Características do Projeto (interdisciplinar, disciplinar, disciplinas/conteúdos envolvidos)
5. Descrição geral
6. Tecnologias utilizadas
7. Comentários
8. Referência (se o projeto estiver publicado)


Atividade 1.5 - Proposta de Projetos
Postagem:
Biblioteca Material do Aluno:

Tema
“Proposta de Projeto”.
Ativ. 1.5 – A partir do diagnóstico sobre as boas práticas com projetos usando as tecnologias no contexto da escola e no trabalho de sala de aula, o próximo passo é que cada cursista pense, dialogue com seus pares (professores e gestores) da escola, para que possa elaborar uma proposta de Projeto a realizar com alunos de modo que estes sejam protagonistas de suas produções. O projeto elaborado nesta atividade será implementado durante o desenvolvimento do Eixo-2 do curso.

Orientações:
1.     Anotar os aspectos relevantes que foram observados no Banco de Projetos para apresentar junto à equipe de professores e gestores de sua escola, uma vez que enquanto cursista deverá elaborar e programar um projeto na sala de aula;
2.     Levantar as tecnologias existentes na escola e outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto;
3.     Compartilhar com os colegas da turma no Fórum “Esboçando o Projeto” algumas estratégias: como levantar o tema, como negociar a organização da sala de aula/laboratório e outras atividades do dia-a-dia da escola, como registrar e publicar o processo e o resultado do projeto (uso de blog, portfolio, vídeos,);
4.     Elaborar a Proposta do Projeto de como será feito o trabalho com projeto usando as tecnologias com os alunos, na abordagem estudada no curso que enfatiza a importância do aluno ser protagonista de suas produções. Usar o roteiro Projeto como referencia para elaborar a proposta;
5.     Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-1_2Projeto_seunome;
6.   Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Proposta de Projeto”.



Atividade1. 6 - Reflexão sobre a aprendizagem

Postagem:
Diário de Bordo
Escrever sua reflexão
Ativ. 1.6 - A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo1  estudado. Esse é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.

Orientações:
1.     Acessar o item Diário de Bordo;
2.     Nova anotação
3.     Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.
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